terça-feira, 3 de novembro de 2009

Um dia em cheio...

Hoje acordei tarde...
Depois do dia de ontem pensei que mais valia ficar embrulhada nos lençóis durante mais um bocadinho.
Mas levantei-me e estava um dia de sol magnífico. Andava há uns quantos dias a adiar ir ao EDISU tratar do meu cartão de cantina do Politécnico e lá fui eu...

Saí de casa e fui até à varanda do prédio. O prédio por fora está a cair aos bocados, dizem que deveria ser o senhorio a fazer obras... Parece que o problema é o mesmo em todas as línguas. Mas há quem trate das varandas e o meu vizinho da frente tem esta:
Saí e a rua estava mesmo a começar a amanhecer:


Continuei rua abaixo e, ao fundo da rua desembocamos na Piazza Castello. Ali podemos ver, entre outras coisas, a Palazzo Reale di Torino.
Existe também o Palazzo Madama mas está tão cheio de publicidades de café e afins que não achei bonito colocar aqui :P








Existe ainda nesta praça o edifício mais feio de Turim... Pelo menos dos edifícios que eu já vi. Sempre me perguntei porque ainda lá estava este edifício e obtive a resposta na última semana. Pelos vistos, este edifício é do tempo do Mussolini e é por isso que se mantém de pé...

Depois encontrei-me com o Teatro Régio. Quero ver se vou assistir a alguma ópera lá... Neste momento está em exibição o Tancredi, de Rossini. Se houver algum entendido no assunto que me possa dar uma sugestão agradeço. Continuando Via Pó abaixo, sorri... Encontrei uma rua que me faz lembrar um amigo: o primeiro seguidor deste blog. Por isso fica aqui a homenagem ao fratelli Vasquini. Tas a ficar velhote amiguinho.

Estava quase a chegar ao EDISU e encontrei isto... Tenho de me informar melhor.



Para variar... Estava fechado para almoço... Eram 11 da manhã. Reabria às 13h30! Claro que sou mais teimosa que eles e fiquei pela zona a fotografar. Com este sol não se podia desperdiçar nada!
Aqui podemos ver o rio Pó:


 Assim ao longe garanto que parece bem mais giro.



Lá ao fundo, no monte que vemos na foto da esquerda, vê-se uma basílica. O seu nome é Superga. É um edifício muito imponente e de onde se tem uma vista panorâmica sobre Turim linda. Vi uma vez de noite em 2005, pela primeira vez que cá vim e fiquei fascinada. No entanto, está também associada a uma tragédia e que, curiosamente, mete os portugueses ao barulho.
Dia 4 de Maio de 1949, depois de ter feito um jogo amigável com o S.L.Benfica, a equipa do Torino sofreu um acidente de avião de onde não saíram sobreviventes. Foi um grande marco para a equipa que já tinha conquistado o titulo a algumas jornadas do fim do campeonato desse ano. Mais informação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia_de_Superga


O passeio não terminou por aqui mas também posso deixar alguma coisa para falar amanhã.

1 comentário:

  1. hum... Espero que te estejam a pagar para fazer publicidade à cidade.... ehehe ;)

    ResponderEliminar