domingo, 29 de novembro de 2009

Paris, Je T'aime!


Quando se fala em Paris vem logo à nossa ideia a Torre Eiffel... Pelo menos comigo funciona assim!
Mas Paris, foi para mim, uma caixinha de surpresas... Faço parte daquele (grande) núcleo preconceituoso de anti-frança :) Não sei se sempre fui assim ou se fiquei enraivecida depois do Abel Xavier ter feito mão na grande área e, se bem me lembro, o Zidane marcou e eliminou-nos nas meias finais do Mundial de 2000.
Enfim...
Durante esta estadia em Turim, tive a oportunidade de me candidatar a um curso introdutório de Nanotecnologia (área na qual estou a desenvolver a minha tese) em Paris. Lá fui eu à espera de um curso interessante e algumas visitas... Como fiquei um pouco desiludida do curso em si... Deixa-me limitar a falar de Paris.

Ora, primeiro dia, cheguei e fui direita a casa do Xavier Duchatel... O Xavier é um amigo meu francês que me alojou durante os primeiros dias (O alojamento do curso era 30 euros por dia...) e com quem estive num curso de formação de formadores do BEST em 2008 na Letónia.
O moço foi incansável: estava cheio de trabalho e andou, ainda assim, a passear comigo na sexta feira (13 de Novembro) pela cidade... Muito fixe! Nessa noite, porém, tinha planos muito... curiosos. Para quem não sabe, Paris é tal qual um queijo suiço... A cidade encontra-se toda esburacada por baixo, resultado das antigas minas/pedreiras que aí existiam.... Pela informação disponível, existem quilómetros e quilómetros de túneis debaixo da terra dos quais estão abertos ao público 17 kms (que por acaso se encontravam fechados nesta altura...).
Pois nós fomos para a parte ilegal! Andar à socapa, saltar muros para entrar numa zona de uma antiga linha de comboio, encontrar um buraco na parede e entrar no submundo. Imaginem a Tânia de galochas, calças da tropa, lanterna na testa a passear por buracos, túneis onde tinha de gatinhar, lama pelos joelhos... YEAH! Sim, isto para mim é que é turismo :)

Ficam alguns momentos gravados:

Eu e o meu amigo gostosão :)


Nalguns túneis encontram-se inscrições na parede com alguns anos (encontram-se também muitas zonas vandalizadas o que é mais triste).



As ruas encontram-se referenciadas com placas, tal qual as ruas da superfície...  Quem conseguir ver os meus pés nesta foto ganha um prémio...





Aqui estou eu e o Xavier a mostrar a regra nº5 da nossa formação na Letónia.

Após um primeiro dia deste calibre pensei sinceramente que não ia ficar entusiasmada com mais nada... Mas muito pelo contrário. No dia 14 começou o curso em si e juntei-me ao grupo de Portugueses que também tinha ido do IST. Éramos seis e formámos um grupinho muito engraçado... Desde pessoal da Elite ao AHHH Esteves!

Nos restantes dias passei para casa do David Beda que foi um coleguinha meu do BEST Lisboa e que está em Paris desde 2007 a trabalhar.

Tivemos aulas TODOS os dias das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h15.... Tivemos de aproveitar os fins de semana e os finais de dia para fazer alguns dos nossos passeios.
Esta era a turma TA11 do curso de Paris ENSTA!


Sempre a mesma coisa.. O pessoal a posar para a foto e eu e o brasileiro a fazermos adeus às criancinhas que estavam a passar na rua...


No dia da visita de estudo fomos à sala limpa de um laboratório... Um momento destes tem de ser fotografado para mais tarde recordar... Turu!

Continuando, em seguida vou apenas deixar algumas fotos aleatórias de alguns sítios por onde passei sem entrar em grandes descrições.


Rua dos maus rapazes... Parece-me bem :)


A Catedral da Nossa Dama! Era este o nome que teria se fosse na Baixa da Banheira. Se olharem com cuidado conseguem ver o Hugo Rosa (a.k.a. Quasimodo) ali a saltitar entre as gárgulas.



Os Portugueses a passar no Bateau Mouche.. Devíamos ter pedido a alguém para tirar a foto porque o Pedro Alves ficou de fora :(



Aqui apaixonei-me! Já tinha visto estas imagens em postais, em filmes... Mas ver aqui! Simplesmente lindo! Conseguia viver nesta zona da cidade e até mudava o nome para Amelie Poulain se fosse preciso!
Esta é La Basilique du Sacré Coeur de Montmartre.



O 2º andar da Torre Eiffel...



Já estava no 2º andar e ainda estava a esta distância do topo.



Uma das muitas fotos que tirei lá de cima.



De cima parece tudo tão mais bonito!



Também fomos ao Louvre... Mas olhem como o raio do cão tem mais fotogenia que eu!!!



Encontrei uma banda folk no mercado de natal dos Champs Elysées.


E tivemos de tirar uma foto na Gare du Nord onde a Amelie também gostava muito de andar... Não encontrámos foi os nossos Ninos Quimcampoix em nenhuma máquina de fotos.



E para todos os que não sabiam onde andava o raio da miúda... Aqui está a Maddie!

E pronto! Moral da história... Tenho de lá voltar sem ser para aulas mas só para passear!!!


4 comentários:

  1. Então mas... A Maddie está em Paris e ninguém disse nada???? Sinceramente... ehehe :p

    Paris é realmente muito fixe! Também me surpreendeu bastante, quando lá estive...

    ResponderEliminar
  2. Pois, é malta da elite não devia deixar comentários em blogs assim ;)

    Era de facto um grupo engraçado e bem diferente. Não nos conhecíamos antes, mas é sempre melhor ficar entre tugas do que com holandeses. (ou não, bem para ser especifica, depende dos tugas)
    Foi uma semana diferente, mas o melhor dia de todos e o mais importante para mim, foi aquele fim de tarde em que fomos os 5 para Montmartre. Estava um dia fantástico. Arrependi-me realmente de não subir à Torre Eiffel convosco, mas assim fiz o meu irmão feliz e apoiei o Alves psicologicamente enquanto ele escrevia os belos postais.

    Foi bom conhecer-te Taniaaaaa, ganda mulher. =D

    ResponderEliminar
  3. Opá, Paris Paris... por ela emigrava daqui e nunca cá mais ponha o pézinho! Por ela desatava a aprender franciú de enfiada e aprendia a gostar de queijo....
    Paris tem um encanto especial. Estive uma semana a passear o ano passado, e foi inesquecível. E a paixão foi tão forte que comprei um quadro enorme no IKEA, 70cmx100cm, com a imagem de, o quê?... Paris... uma curva do Sena, com 3 pontes iluminadas à noite e ao fundo, a única parte a cores do quadro, a Torre Eiffel... Ai ai...

    ResponderEliminar
  4. Fotos giras, e tal, mas espero que continues a ser anti-França... :P

    ResponderEliminar